Gerenciamento
Treinamento
Engenharia Clínica
Acreditação
Informática
Calibração
 
    A EMPRESA
 
 
A ECCO – Engenharia Clínica Consultoria Ltda. é uma empresa de base tecnológica originária de um dos mais conceituados Institutos de Engenharia Biomédica no Brasil – PEB / COPPE / UFRJ[1].
 
A empresa surgiu em 1994, em função da percepção por parte do seu principal executivo, Márcio do Vale, da necessidade de existir no mercado nacional uma instituição que pudesse oferecer serviços de consultoria em Engenharia Clínica (Gestão de Tecnologia), de forma séria, pactuada e compromissada com os resultados de seus clientes.
 
Neste sentido, a empresa desenvolveu o seu primeiro produto para o mercado de saúde : o Serviço de Engenharia Clínica da ECCO, o SEC-ECCO. Este serviço busca oferecer, sempre com o menor custo, uma equipe local ágil e enxuta, perfeitamente adequada às exigências e necessidades para cada um de seus clientes.
 
Com o apoio de um “software” especialmente desenvolvido para esta finalidade - GIMES, (Gerência Informatizada para Manutenção de Equipamentos e Serviços) a equipe SEC-ECCO é capaz de atender seus clientes desde as necessidades mais básicas, como o atendimento imediato para manutenção de aparelhos, até a emissão de relatórios dos mais diversos tipos no que concerne a gestão dos equipamentos médico-hospitalares, por exemplo : tempo de máquina parada, percentual de resolução interno, gastos por setor, etc... Outras atividades, como consultorias para aquisição de equipamentos, adequação de infra-estrutura, etc... podem ser realizadas com o apoio do Setor de Engenharia, localizado na matriz da empresa.
 
Contudo, antes de iniciar as suas operações no mercado e devido a inexistência de uma entidade de ensino que formasse a mão-de-obra necessária para a realização de suas atividades técnicas, a empresa desenvolveu um programa de treinamento capaz de suprir com material humano próprio, as exigências da empresa com a qualificação profissional e com a qualidade do seu atendimento. Surge então, o segundo produto, o Curso de Treinamento Técnico em Equipamentos Biomédicos – CTEB.
 
O sucesso do SEC-ECCO dentro do ambiente hospitalar e a deficiência da equipe médica na operação dos equipamentos, fez com que a ECCO desenvolvesse um outro produto dentro da área de treinamento, o COEB – Curso de Operação de Equipamentos Biomédicos.
Com o passar do tempo outros produtos e serviços foram sendo desenvolvidos entre eles podemos destacar:
 
- MdPX9 – dispositivo capaz de monitorar a produção de equipamentos elétricos no tempo
- CTEB a distancia – Curso oferecido para técnicos e engenheiros sem a necessidade da presença física de um instrutor
- CDD – Central de Documentação da ECCO onde podemos encontrar manuais, normas e esquemas de equipamentos biomédicos
- GIMES WEB – Informações do GIMES disponíveis na internet
- CALIBRAÇÃO de equipamentos com geração de certificados de acordo com as normas vigentes.
Entre outros


[1] PEB – Programa de Engenharia Biomédica (COPPE/UFRJ).
 
 

Rua Borda do Mato, 209 - Grajaś - Rio de Janeiro - RJ - CEP: 20561-200
Tel.: (21) 2278-6737 ou (21) 3879-4902 / E-mail: ecco@ecco.eng.br